Uso da didática multissensorial na construção dos conceitos da termodinâmica e da cinética química numa perspectiva inclusiva

Ferreira, José Leonardo alves

Resumo

Nas últimas décadas, o ensino inclusivo tem sido alvo de discussões e debates, a fim de identificar e analisar se a modalidade está sendo contemplada nos currículos escolares vigentes. Nesse cenário, é notório que a Educação Inclusiva, de modo geral, ainda é um grande desafio a ser encarado no Brasil nos dias atuais, visto que não se trata de apenas “incluir” estudantes com necessidades especiais em salas regulares, mas sim de ofertar um atendimento igualitário a todos, de forma imparcial e equitativa. Esta, por sua vez, tem como pilar pensar no ato de “incluir”, ou seja, tornar todos em um público-alvo. Para tal, a proposta em tela teve por objetivo o desenvolvimento de materiais didáticos que, por meio da didática multissensorial, trabalhem a termoquímica juntamente com seus conceitos, e que proporcionem a compreensão dos fatores que influenciam na velocidade das reações químicas e suas correlações com a sociedade. Então, foi realizado o planejamento, no qual baseou-se na confecção do material, na idealização de uma aula utilizando o material desenvolvido, além de uma avaliação colaborativa, juntamente com a coleta de dados. Logo, vale destacar que a atividade foi realizada e direcionada as turmas do 2° ano do Ensino Médio, a fim de obter sinergia com o conteúdo abordado, Cinética e Termoquímica. O trabalho foi desenvolvido numa turma do segundo ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPB campus João Pessoa, em que participaram como voluntários da pesquisa um total de 17 discentes. A metodologia de trabalho incluiu o uso do tato como via de aprendizagem, partindo de sensações térmicas e simulações da movimentação das moléculas durante uma reação química, além da aplicação de um questionário final. A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível verificar a efetividade do uso de uma metodologia baseada na didática multissensorial que, além de promover um caráter inclusivo a uma sala de aula regular, salienta a preocupação com o processo de inclusão e o desenvolvimento cidadão e cognitivo dos discentes deficientes visuais, incluindo-os socialmente. Portanto, os materiais desenvolvidos permitem ao docente trabalhar, de modo versátil, diversas formas de ensino, ao conseguir abranger contextos sociais distintos e realidades diferentes, estimulando a criatividade e o senso crítico, social e empático dos discentes.

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