Uma proposta de aula experimental utilizando materiais alternativos para o ensino de isomeria óptica
Oliveira, Felipe Antonio Taveira de
Resumo
A utilização das práticas experimentais no Ensino de Química é uma ferramenta essencial para que os discentes realizem novas descobertas e ampliem o pensamento científico acerca da disciplina. Ademais, a experimentação proporciona ao docente contextualizar os conteúdos da Química de forma a levar ao estudante aspectos que estão no seu cotidiano, saindo da linha de abstração que gera uma elevada dificuldade na compreensão da disciplina. Nas aulas referentes ao conteúdo de Estereoquímica, uma das maiores adversidades dos alunos é na compreensão de aspectos relacionados às características ópticas das moléculas que apresentam carbono assimétrico em sua estrutura. Nesse sentido, essa proposta de aula experimental teve por objetivo a construção de um polarímetro, utilizando materiais alternativos, que mostrou as características de compostos orgânicos na abordagem do conteúdo de Isomeria Óptica na turma do 4o ano do curso de Instrumento Musical IFPB, Campus João Pessoa. Esse experimento partiu com fim de tornar o assunto discutido em sala de aula de maior compreensão por parte dos discentes. As substâncias utilizadas foram a glicose, a sacarose e a glicerina, que foram analisadas pelos discentes numa aula experimental realizada em dois momentos. Na primeira discussão, foi abordada uma breve revisão acerca do conteúdo, demonstrando os principias onceitos sobre o assunto trabalhado. Na segunda etapa, houve a análise das substâncias e as discussões das suas características, além da contextualização do assunto utilizando o exemplo da talidomida para a explicação do conceito de enantiômeros. Ao fim da prática, foi distribuído um questionário com sete perguntas simples acerca do conteúdo trabalhado e a importância das aulas xperimentais. No mais, a proposta se mostrou bastante proveitosa, na medida em que trouxe a temática das práticas experimentais em conjunto com a utilização de materiais alternativos, auxiliando para uma aprendizagem mais crítica e significativa para os discentes ao relacionar os conceitos teóricos com a experimentação, distanciando-se das aulas meramente expositivas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.