A utilização da aprendizagem baseada em problemas no ensino de reações químicas: um relato de experiência

Sousa, Thaine Freitas Brito de

Resumo

Os efeitos do ensino tradicional tem sido alvo de pesquisa há anos e cada vez mais novas metodologias que objetivam a interação dos alunos, a contextualização e que contribuam positivamente para o processo de ensino aprendizagem dos alunos são propostas. As metodologias ativas incentivam os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que permite que os estudantes percebam que seu papel ativo em possíveis situações reais ao serem demonstradas situações problemas na sala de aula. Dentre os diversos tipos de Metodologias Ativa, destaca-se nesse estudo a Abordagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de química. Portanto, este trabalho consiste em relatar a experiência vivenciada da elaboração e utilização da ABP em Problemas para o ensino das Reações Químicas. O trabalho foi desenvolvido em paralelo à disciplina de química do 2º ano de uma turma do Ensino Técnico Integrado ao Médio, atrelada ao conteúdo de Reações Químicas. O método foi estruturado para ser aplicado durante as aulas no ensino emergencial, constituído por sete etapas de atuação. A princípio, foi realizada uma revisão sobre os conteúdos de Reação Química, logo após a turma foi dividida em grupos e apresentada aos problemas que teriam que buscar as soluções. A aplicação da metodologia ABP para o ensino de reações químicas permitiu compreender na prática como estruturar uma proposta de ensino aprendizagem voltada a resolução de problemas. Durante a construção da metodologia proposta e a aplicação em sala de aula denotou-se que os problemas expostos aproximam os alunos de situações reais e isso serve de motivação para sua postura em sala. Desse modo, destaco aqui a eficácia da ABP no ensino das reações químicas, uma vez que os alunos retribuíram com interesse a implementação dessa proposta.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.