O pensamento computacional na formação de professores de matemática na educação profissional e tecnológica: do currículo a prática

Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de

Resumo

O Pensamento Computacional envolve a habilidade de resolver problemas de forma sistemática, aplicando conceitos lógicos e algoritmos. No ensino de matemática, o Pensamento Computacional pode potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes na resolução de problemas e raciocínio lógico. Pensando nesse contexto, o objetivo geral foi de investigar como o Pensamento Computacional se manifesta na formação inicial e continuada de professores de matemática na Educação Profissional e Tecnológica, tanto na teoria quanto na prática. A investigação científica iniciou-se com as bases teóricas, por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, posterior aos estudos de fundamentação aplicamos um questionário diagnóstico para os docentes ancorado no instrumento questionário misto (perguntas abertas e fechadas) implementado no google forms para aplicação on-line com a finalidade de identificar o nível de conhecimento do professor de matemática sobre o Pensamento Computacional nos aspectos teóricos e práticos. Como subsunçor para a idealização do produto educacional (PE) foi utilizado um Website intitulado “Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática: Do reconhecimento de padrões à abstração de problemas”, no qual apresentamos uma construção embasada nos eixos temáticos orientadores de Kaplún(2002,2003) e na avaliação de conteúdos conforme a tipologia de Zabala (1988). Para avaliar o potencial didático do produto educacional, fez-se necessário em sua aplicação in locus, com professores de matemática do IFPB, campus João Pessoa, uma observação sistemática do pesquisador através do instrumento de rubrica avaliativa considerando todas as observações realizadas pelos professores participantes. Os resultados obtidos por meio da pesquisa diagnóstica revelaram a insegurança de professores de matemática, assim como a não compreensão de alguns professores no que é e como aplicar o Pensamento Computacional na resolução de problemas matemáticos. As ponderações realizadas na avaliação do produto educacional pelos professores avaliadores contemplaram a relevância do produto educacional como aplicável para o processo de ensino (ferramenta pedagógica para o professor, com instrumentos metodológicos e avaliativos) e aprendizagem (uma abordagem construtivista, na qual o estudante dará significado ao aprender conhecer com o fazer). Concluímos, que na eminência do produto educacional, almejamos contribuir para a formação de professores de matemática, seja da Educação Profissional e Tecnológica ou do Ensino Regular, em sua expansão por ser aplicável. E que as pesquisas que têm a intenção de propor a integração da computação no currículo escolar como esta, sejam aperfeiçoadas em sua metodologia de ensino e apontem alternativas na formação continuada de professores.

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