Aplicação de aula prática de eletrólise no ensino médio e sua avaliação com o método de evocação livre de palavras /
RIBEIRO JÚNIOR, Marconi dos Santos
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino experimental que permita fomentar o aprendizado da eletroquímica a partir de práticas construídas com materiais de baixo custo, baseando-se no fenômeno da eletrodeposição através da cobreação em uma colher metálica. Após a otimização dos experimentos, as práticas desenvolvidas foram aplicadas no contexto da educação de Química, em uma turma do segundo ano do ensino médio do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral. A metodologia utilizou parâmetros qualitativos e quantitativos de obtenção de dados. Os experimentos foram produzidos a partir de materiais de baixo custo como: tarugo de ferro; pote de vidro; aquário de vidro; colher de metal; carregador de celular; soluções químicas e uma fonte de energia. Foi utilizada como recurso prévio e posterior de avaliação a técnica da Evocação Livre de Palavras. Esse método iniciou-se na solicitação aos alunos que escrevessem em ordem de importância, as cinco primeiras palavras que lhes surgem à mente acerca do tema. Na conclusão desse trabalho os sistemas experimentais revelaram-se de fáceis montagens, permitiu sua otimização e levou a visualização dos fenômenos, bem como contribuiu para a melhoria do grau de aprendizado dos discentes envolvidos nas aulas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.