Sistema sustentável de destilação: educação e conscientização sobre reuso de águas

SILVA, Daniel Gabriel da

Resumo

A água é um recurso natural indispensável para a vida no planeta Terra e que possui grande relevância para os setores económicos, ambientais e sociais. Ela é fundamental para a sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. Considerando-se que a região nordeste é a que mais sofre com as questões que envolvem os recursos hídricos, o presente trabalho surgiu da inquietação com o desperdício de água no laboratório de química. Diante das atividades corriqueiras laboratoriais foi verificado que um dos equipamentos que mais desperdiçam água é o destilador de água SL-71/5 e o sistema de destilação simples utilizado em aulas de Química sobre processos de separação. Assim, diante da importância da água para a humanidade e buscando minimizar o gasto de água, e consequentemente, economizar custos dentro da instituição, este trabalho propõe a conscientização da comunidade acadêmica e a criação de dois sistemas de destilação com reuso de água de refrigeração. Um para o destilador de água SL-71/5 e outro para um sistema de destilação simples de uso laboratorial do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João pessoa. A água potável da torneira utilizada na refrigeração dos destiladores e que normalmente é direcionada para o esgoto foi redirecionada para recipientes adequados onde foi condicionada para ser utilizada no processo de destilação sem necessidade de tratamento. Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica uma turma do 2ª ano do ensino médio do curso de Mecânica que já havia estudado processos de separação nas aulas de Química foi selecionada para uma aula educativa utilizando os sistemas sustentável de armazenamento e resfriamento do efluente utilizado nos dois processos de destilação. O sistema sustentável de reuso de água de refrigeração do destilador SL-71/5 se mostrou adequado para a produção de água destilada em pequena escala, suficiente para atender as necessidades do laboratório de Química do IFPB Campus João Pessoa. Foi importante observar também que uma bomba mais potente que produza uma maior pressão manométrica pode otimizar a produção do sistema. A avaliação dos conhecimentos dos alunos de graduação sobre a abordagem CTS (Ciência, tecnologia e sociedade) indica que o conceito ainda é frágil e ações no sentido de educar os alunos para compreender a importância da construção de conhecimentos e tecnologias que realmente sejam importantes para a sociedade devem ser pensadas. As aulas de educação e conscientização dos alunos de nível médio por uso de um modelo pedagógico de um sistema de destilação simples com reuso de água de refrigeração foi exitoso. O sistema de destilação simples é pequeno e pode ser montado e desmontado facilmente. Outro ponto positivo é o seu tamanho reduzido que proporciona ao usuário a fácil disposição espacial.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.