Sequência didática no ensino de química: contextuali- zando a temática pilhas para turmas do ensino médio regu- lar

NASCIMENTO, Mayzza Márcia Araújo do

Resumo

Com o progresso da tecnologia, comumente são utilizados aparelhos eletrônicos portáteis que requerem uma fonte de energia diferente de uma tensão alternada. As pilhas são dispositivos capazes de fornecer energia a esses equipamentos. Vários aparelhos eletrônicos funcionam a base de pilha. No entanto, as pessoas desconhecem o seu funcionamento. Sendo assim, a relevância deste trabalho recai na necessidade de inserir no entendimento dos discentes o conteúdo de Eletroquímica, especificamente de Pilhas, devido a sua significância no cotidiano. Pensando nisso, foi desenvolvida e aplicada uma Sequência Didática com os discentes dos três anos do Ensino Médio Regular, pertencentes à Escola Cidadã Integral Raul Machado, localizada no município de João Pessoa, no estado da Paraíba, fazendo uso de uma metodologia qualitativa e de cunho participativo. O objetivo desta pesquisa foi promover a aprendizagem sobre Pilhas por meio da sequência didática, utilizando recursos didáticos no ensino de Química. Os recursos didáticos utilizados foram a experimentação, a atividade lúdica e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Os dados obtidos revelaram a importância de um planejamento didático bem desenvolvido para a promoção de um ensino mais contextualizado, uma vez que por meio desta práxis os discentes puderam reconhecer fenômenos químicos em seu cotidiano, assim como a significância do estudo de Eletroquímica na formação escolar. Pretende-se que este estudo motive os docentes em formação a buscarem novas estratégias e desenvolverem novas práticas de ensino no tocante a pilhas, pois esta temática deve ser cada vez mais explorada pelos professores em sala de aula.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.