Uma centrífuga elaborada com material de baixo custo e sua contribuição na aprendizagem do ensino de química

SILVA, Joab Barbosa da

Resumo

O referente trabalho foi realizado no laboratório de Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, tendo como objetivo a utilização de uma centrifuga elaborada com materiais de baixo custo e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. A centrifugação do sangue e de outras substâncias e consequentemente a prática de separação de misturas por meio do método de centrifugação foram realizadas. O método abordado neste trabalho serviu para tratar os assuntos como: solubilidade e o método de centrifugação, que é uma técnica de separação de misturas que se baseia no uso da força centrífuga no lugar da força gravitacional. A pesquisa envolveu a realização das seguintes etapas: construção e otimização da centrifuga alternativa, efetivação das práticas com a centrifugação das amostras de sangue, areia, argila e água, bem como o estudo avaliativo do grau de aprendizado dos alunos. Destacou-se a centrifugação do sangue que é utilizada na obtenção de plasma e hemácias, sendo retirado dessa centrifugação, DNA, RNA, sais minerais, vitaminas entre outras substâncias. Após a obtenção das substâncias para centrifugação e a realização do experimento, os alunos puderam se expressar em forma de diálogo e debateram entre si sobre a importância das aulas experimentais para seu aprendizado. Este trabalho permitiu chegar à conclusão de que técnicas como a centrifugação trazem benefícios significativos para uma turma de ensino médio, pois foi permitido-se fazer uma relação mais efetiva com o cotidiano, levando-se a uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes, bem como que é possível construir dispositivos usando materiais de baixo custo com vista a fomentar o aprendizado.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.