A química no universo ficcional: uma proposta didáticopedagógica

Silva, José Manuel Amancio da

Resumo

O lúdico é considerado uma ótima ferramenta de ensino, pois possibilita uma fuga do ensino tradicional, por meio de atividades que buscam promover a participação e interação dos alunos. Usar o lúdico em sala de aula permite ao aluno o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, além de ser uma alternativa para realizar a contextualização da área em estudo. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de cards digitais que se utilizam de cenas e/ou personagens de animes (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto, Dr. Stone, Boku no Hero Academia, Cavaleiros do Zodíaco e Nanatsu no Taizai.) para abordar conceitos químicos. Associadas a esses cards, foram desenvolvidas nove propostas de sequências-didáticas como recurso inovador de prática metodológica. A partir desse trabalho, acredita-se que o uso de mangás e animes como ferramenta didática possa contribuir para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa, devido à abordagem de conhecimentos químicos a partir de universos ficcionais de entretenimento.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.