Desenvolvimento de experimento didático para avaliar a contribuição de diferentes gases de efeito estufa
Ramalho, Melkfabricio Fernandes
Resumo
Em virtude das constantes mudanças no mundo globalizado, tem se observado que os conceitos pedagógicos são modificados a partir de novas estratégias de ensino e aprendizagem. A partir dessa análise é necessário desenvolver alternativas de ensino que contextualizem os problemas de ordem global. Para isso, procurou-se enfatizar os acontecimentos relacionados à contribuição dos gases para a intensificação do efeito estufa. Sabendo-se que esse fenômeno é causado devido ao aumento da concentração de gases poluentes na atmosfera, foi desenvolvido uma proposta de experimento didático com material alternativo para analisar o comportamento dos gases e contextualizar os problemas ambientais a partir de técnicas de aprendizagem experimentais. Foram utilizadas garrafas PET para simular a atmosfera do nosso planeta, sendo que, em cada garrafa foi colocado um gás (dióxido de carbono e metano), foi adicionada água em uma outra garrafa com o intuito de saturar aquele ambiente com vapor de água, além disso, uma outra garrafa foi preenchida apenas com ar atmosférico para servir de referência. Em seguida o sistema foi exposto a radiação solar e a temperatura foi monitorada a cada minuto com um termômetro em cada recipiente, nos quais pode-se observar que houveram mudanças significativas nas temperaturas das garrafas. Verificou-se, com a exposição dos gases a radiação solar, a temperatura aumentou rapidamente. Desta forma, o metano foi o gás que contribui mais para a elevação da temperatura. Partindo do exposto, verificou-se que foi possível construir um experimento didático com material alternativo que simulou a intensificação do efeito estufa e analisou a contribuição de cada gás sobre a temperatura, o qual apresenta-se como uma ferramenta pedagógica que relaciona os fatores químicos e ambientais e ainda pode ajudar na construção do conhecimento.
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