Tecnologias da informação: os podcasts como ferramentas didáticas na educação matemática
Fernandes, Célio Ricardo de Oliveira
Resumo
Com o avanço das tecnologias e o aumento do uso da internet e dos aplicativos digitais, percebe-se que a educação se torna um ambiente propício para a utilização dessas ferramentas. As novas gerações, que já nascem em meio a essas tecnologias, necessitam da sua presença no ambiente que mais passam o seu tempo, a escola. A matemática é uma área que possibilita uma grande utilização dessas tecnologias principalmente com os recursos visuais, como o uso de computadores. Tendo em vista o crescente uso dos programas de Podcasts, tidos como programas de rádio modernos, buscamos apresentar o Podcast como uma ferramenta para o ensino da matemática, sendo assim, esse trabalho tem como objetivo geral: estudar as tecnologias no ensino da matemática e realizar um levantamento dos possíveis Podcasts matemáticos existentes. Após esse levantamento, foram selecionados e listados dez dos Podcasts que apresentaram-se melhor qualidade no áudio e quantidade considerável de podcasts gravados, no qual é visto que podem ser utilizados como um recurso didático. O uso das tecnologias e, especificamente, dos Podcasts, colabora com um ensino significativo e atualizado da matemática, e proporciona ao professor novos recursos para suas aulas, além de proporcionar ao aluno, outras possibilidades de desenvolver conceitos matemáticos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.