Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedagógica

Alves, Hellen Ferreira

Resumo

Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pela pesquisadora como discente do IFPB e diante de questionamentos sobre que conhecimentos e orientações o professor de matemática precisa obter para identificar e efetuar intervenções pedagógicas aos alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, buscamos observar se a construção de um planejamento pedagógico contínuo baseado no desenho universal da aprendizagem pode colaborar com a aquisição de conhecimentos da matemática em estudantes com dificuldade ou transtornos de aprendizagem. Fazendo isto, buscamos estabelecer relações entre o professor, o sujeito e os conteúdos estudados, de modo a subjugar as dificuldades e incluir o discente. O presente estudo teve como objetivo principal, evidenciar as características, barreiras e necessidades educacionais dos estudantes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento através de uma revisão bibliográfica. A partir das informações coletadas, foi construído um produto educacional (cartilha) com o intuito de divulgação dos conhecimentos básicos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, aos professores do IFPB. O professor precisa adquirir conhecimentos básicos sobre a existência dos transtornos de aprendizagem e estar atento, observando as dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado da sua matéria. Assim como, saber da existência das equipes multidisciplinares, responsáveis por realizar um diagnóstico sobre as causas dessas dificuldades e a orientar no trabalho em conjunto com o professor. Se for diagnosticado um transtorno é possível realizar atividades orientadas que ajudem o estudante a avançar na aprendizagem específica.

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