A cor na comunicação integrada de marketing: a utilização das cores pelas marcas para influenciar a percepção dos consumidores
Batista, George Fernando Gomes
Resumo
Com o avanço tecnológico, os meios de comunicação virtuais ganharam espaço e se tornaram o principal canal de relacionamento entre marcas e consumidores. A fim de se destacar nesse meio e atrair a atenção dos consumidores, o uso das cores, como uma parceira estratégica da comunicação, pode ser a melhor forma de ganhar visibilidade e influenciar a percepção que os consumidores têm acerca da marca. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar como as marcas utilizam as cores na comunicação estratégica de marketing de forma a influenciar a percepção e atrair consumidores. Deste modo, fez-se necessário uma pesquisa aplicada (de campo), com abordagem quantitativa básica e qualitativa, com levantamento documental. Quanto aos procedimentos técnicos deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com estudos de múltiplos casos e de finalidade exploratória e descritiva. Para analisar a relação entre cores e marcas, realizou-se uma pesquisa Top Of Mind com consumidores de João Pessoa, obtendo a resposta de 125 consumidores, que resultou na escolha das seguintes marcas: Pepsi (azul); CocaCola (vermelho); MCDonald's (amarelo); Fanta (laranja); Spotify (verde) e Nubank (roxo). Através das análises realizadas, demonstrou-se que, nas análises das publicações das marcas, estabeleceu-se que as cores e propósitos estavam de acordo entre si, com exceção da marca Spotify, a qual quase não vimos a utilização da cor verde em suas publicações. Por meio dessas análises através dos meios de comunicação das marcas selecionadas, fica claro a importância de se utilizar de forma coerente estas cores para gerar uma maior identificação por parte do seu público consumidor e, além disso, para transmitir seu propósito em cada publicação realizada. À vista disso, esta pesquisa é de suma importância, ao mostrar como as marcas utilizam cores nas suas estratégias de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) em um ambiente cada vez mais complexo para conseguir atrair consumidores e prender a sua atenção, sendo o elo desse relacionamento.
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