Estratégias de acolhimento e acompanhamento de discentes com queixas em saúde mental no Instituto Federal da Paraíba

Ferreira, Lucivaldo Alves

Resumo

A adolescência é considerada uma etapa do desenvolvimento humano marcada por mudanças biológicas e psicossociais, o que pode potencializar instabilidades e inseguranças nos indivíduos, mostrando-se uma fase propícia ao acometimento de sintomas depressivos e de ansiedade, tornando-se importante a adequada identificação e o acolhimento. Tendo visto que o público de estudantes do Instituto Federal da Paraíba nesta faixa etária com queixas em saúde mental, principalmente ansiedade e depressão, é notório e preocupante, esta pesquisa teve por objetivo investigar a atuação da equipe multidisciplinar de saúde da instituição no atendimento a discentes com queixas em saúde mental, com vistas à confecção de um instrumento de apoio aos profissionais para a identificação precoce e o acompanhamento de estudantes com ansiedade e depressão. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, foi composta por duas etapas, sendo a primeira de caráter exploratório e a segunda de caráter aplicado: 1. diagnóstico junto aos profissionais de saúde da instituição sobre as rotinas de acolhimento e identificação dos estudantes com ansiedade e depressão, destacando as dificuldades enfrentadas na realização dessas atividades; 2. elaboração, validação e avaliação de um software de apoio à promoção e prevenção da saúde mental dos discentes. Na fase de diagnóstico, participaram 20 profissionais de saúde de 10 campi da instituição e a pesquisa revelou que a atuação desses profissionais carece de capacitação e de instrumentos de apoio para subsidiar a realização do acolhimento e acompanhamento de estudantes com queixas em saúde mental, especialmente diante do aumento de casos de sofrimento mental nos campi, incluindo ocorrência de ideação, tentativa e morte por suicídio entre os discentes. Na fase de validação e avaliação, participaram 09 profissionais de 07 campi, os quais avaliaram positivamente o uso do software como instrumento de apoio ao trabalho das equipes multidisciplinares de saúde no atendimento ao estudante. Espera-se que a utilização desta ferramenta traga segurança e maior embasamento técnico e prático com relação à atuação dos profissionais de saúde no acolhimento e na identificação dos estudantes em sofrimento mental.

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