Estratégias adotadas nas aulas de química do ensino médio na pandemia e pós-pandemia

Almeida, Luiz Henrique Batista

Resumo

No Brasil, inúmeras são as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino médio. Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, novos trabalhos de pesquisas estão sendo desenvolvidos. Muitos destes apontam novos caminhos para melhorar o ensino básico, outros descrevem as principais dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, principalmente, depois do início da pandemia da Covid-19 em 2020. O cenário da educação básica, os mecanismos de ensino e metodologias adotadas em sala de aula mudou bastante depois do início da pandemia. Logo, diante desta realidade, o presente estudo tem por objetivo, descrever e analisar materiais e métodos de ensino e aprendizagem da disciplina de Química do ensino básico, durante e depois da pandemia do Covid-19. Diante da análise das metodologias adotadas neste período por trabalhos disponíveis na literatura, foram revisados neste estudo 20 trabalhos científicos e acadêmicos ao todo. O presente estudo constatou que o professor deve preparar diferentes estratégias de ensino, seja ele presencial ou remoto, que muitas foram as dificuldades encontradas no período de pandemia. Entretanto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação ganharam bastante espaço no meio acadêmico de forma geral. Pode-se observar também, que, mesmo com o fim do distanciamento social, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e TDICs continuam sendo um dos principais recursos no ensino e na aprendizagem da educação básica.

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