MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA PARA CONSUMO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE LAGOA SECA-PB

GOMES, Rommel dos Santos Siqueira

Resumo

O abastecimento de água de boa qualidade é extremamente importante do ponto de vista da saúde pública, especialmente para as crianças que, em idade escolar, podem passar de 5 a 8 horas por dia nas escolas públicas. Boa parte das doenças em países em desenvolvimento são de veiculação hídrica, em virtude das precárias condições de saneamento e consumo de água de má qualidade. O objetivo da pesquisa foi analisar a qualidade físico-química e microbiológica de água para consumo em escolas públicas com alunos de nível de ensino fundamental e médio incompleto da cidade de Lagoa Seca-PB. As coletas ocorreram em dois períodos, no qual foram recolhidas amostras de água de bebedouros e cozinhas das seis escolas da zona urbana, com intervalo de 7 dias. Para tanto realizou-se análises de indicadores de sentinela (cloro residual livre, cloro total, cloro residual combinado e turbidez), além dos parâmetros cor aparente, pH, coliformes totais e Escherichia coli. A concentração de cloro residual combinado demonstra que água para consumo das escolas apresenta-se fora do limite estabelecido pela Portaria GM/MS nº 888/21 para esse parâmetro. A água para consumo das escolas públicas da cidade de Lagoa Seca-PB apresenta dentro do padrão da legislação para os parâmetros de cloro residual livre, turbidez, pH, coliformes totais e Escherichia coli. A qualidade da água oferecida nas escolas requer estratégias de políticas públicas por parte dos órgãos relacionados à saúde e meio ambiente no munícipio, além disso, a parceria deve ser mantida com a companhia CAGEPA afim de garantir a desinfecção e tratamento de água, resultando em uma qualidade superior da água oferecida.

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