Programa residência pedagógica e ensino remoto: reflexões de graduandos do curso de Educação Física do IFPB

Calisto, Fernanda Pereira

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar os relatos dos residentes do curso de Licenciatura de Educação Física do IFPB acerca das práticas que realizaram no formato remoto no decorrer do Programa de Residência Pedagógica (PRP) edital (2020-2022). Nesse contexto, foram analisadas e interpretadas as considerações finais dos relatórios dos 30 residentes (24 bolsistas e 6 voluntários) participantes do programa. Por meio da análise de conteúdo, a fim de possibilitar a construção de reflexões, foram estabelecidas três categorias assumidas a priori: (1) contribuições para a formação profissional; (2) dificuldades no desenvolvimento das atividades de regência; e (3) Objetivos da Residência Pedagógica alcançados. Como resultado, os residentes destacam que o PRP no formato remoto possibilitou reinventar e aprender novas formas de ensinar e comunicar, propiciado pela reflexão da prática docente em relação à teoria, favorecendo a construção de uma aprendizagem significativa. Os residentes enfatizaram que as dificuldades relacionadas a exclusão digital, falta de participação e manter os alunos motivados foram os maiores desafios desse formato, no entanto, o uso de ferramentas tecnológicas contribuíram para repensar as ações formativas dentro de sala de aula no formato remoto.

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