Perfil profissional na formação de professores: o que dizem os trabalhos de conclusão de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR

Santos, Matheus Sobreira dos

Resumo

Introdução: A educação física tem passado por transformações significativas nas últimas décadas, o que tem ampliado seu campo de atuação e sua importância para a formação integral do indivíduo. Objetivos: Realizar um levantamento dos TCCs produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFPB Campus Sousa, para verificar se os mesmos apresentam discussões voltadas para a formação na qual estavam inseridos, na modalidade regular e PARFOR. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e embasado numa abordagem quali-quantitativa. Para a obtenção dos dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de fichamento, contendo título, objetivos, metodologia, temática desenvolvida e o autor(a) da obra. Resultados: Dos 106 trabalhos defendidos e aprovados no curso regular, 91 deles (92,45%) estão relacionados ao ensino de Educação Física escolar, com apenas 15 trabalhos (7,54%) abordando temas variados. Já no curso PARFOR, dos 22 trabalhos analisados, 19 (86,36%) abordaram temas relacionados ao ensino de Educação Física escolar, enquanto apenas 3 trabalhos (13,63%) trataram de temas variados. Ao combinar todos os Trabalhos de Conclusão de Curso da amostra analisada, tanto do curso Regular quanto do Programa Nacional de Educação de Professores da Educação Básica (PARFOR), observamos que, dos 128 TCCs analisados, 110 trabalhos (85.27%) estão voltados de acordo com o perfil do egresso do curso, ou seja, voltados para o ensino e prática da educação física escolar, enquanto 18, (13.95%) voltados para temas distintos ao ensino para educação física escolar na educação básica. Conclusão: Concluímos que este estudo possibilitou a identificação das temáticas desenvolvidas nos trabalhos da graduação em licenciatura de EF sobre as discussões voltadas para a formação na área de licenciatura nas duas modalidades no IFPB Campus Sousa no período de 2013 a 2022, apresentando na grande maioria temáticas voltadas para a educação física, estudos com discussões e interesses voltadas para a educação básica na área de EF escolar, reforçando a conformidade do Perfil do discente com o perfil do egresso previsto na matriz do curso. Conseguiu-se através dos resultados desta pesquisa, atender aos objetivos propostos e responder a nossa problemática inicial.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.