Percepção e prática da educação ambiental: análise das publicações de estudos de alunos do IFPB
Lima, Maria Aparecida Cordeiro Florentino de
Resumo
O presente estudo trata sobre a Educação Ambiental - EA. Teve como objetivo compreender como a Educação Ambiental é percebida e debatida pelos acadêmicos do IFPB. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória e descritiva, com análise quantitativa e qualitativa das publicações de estudos realizados por esses pesquisadores. O instrumento de investigação foram as revistas, Princípia e Práxis, periódicos de divulgação científica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB. O espaço cronológico estabelecido nessa pesquisa foi de 2011 a 2022. O resultado da pesquisa mostrou a existência da abordagem interdisciplinar entre os autores, embora de maneira muito tímida. O equivalente a 60% do total de publicações nesse período tratavam da Educação Ambiental. Existe consenso entre os autores que percebem a EA como principal estratégia para disseminar conhecimentos que levam a sociedade à adoção de posturas voltadas a sustentabilidade ambiental e social. As principais estratégias usadas são palestras e oficinas nas quais esses autores debatem sobre a problemática ambiental, socializando conhecimentos teóricos, prestam assessoria técnica para o planejamento da atividade formal, orientam técnicas para a agricultura sustentável, gestão dos recursos naturais, especialmente a partir da difusão de informações para a elaboração de Plano de gestão de resíduos sólidos, incentivando a reciclagem, compostagem e coleta seletiva.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.