A contribuição da educação física no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino médio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamificação e do esporte de aventura
Cavalcanti, Renata Gomes
Resumo
A interdisciplinaridade e as tecnologias tiveram um destaque na educação nesses últimos anos, mostrando-se recursos importantes no que diz respeito à aprendizagem, estando cada vez mais presentes no espaço escolar, exigindo do profissional a utilização de meios atrativos e de um ambiente facilitador para a aprendizagem, o que, muitas vezes, torna-se um desafio. Como uma estratégia de aumentar o engajamento dos envolvidos, surge a gamificação, visto que a geração atual vivencia e utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Este estudo reforça a pertinência e a relevância da integração da Educação Física com outras áreas do conhecimento, como uma maneira de enriquecer o desenvolvimento educacional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo da web no formato de game interativo denominado “Corrida do Conhecimento”, uma estratégia metodológica interativa que aborda de forma interdisciplinar os conteúdos da educação física, interligando as disciplinas de matemática, geografia, biologia e física, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Avançado Cabedelo Centro, com 31 discentes do 1o ano do Curso Técnico Integrado em Serviços Jurídicos. Inicialmente, avaliamos o conhecimento desses discentes a respeito da utilização das tecnologias digitais e utilizamos o questionário diagnóstico como instrumento de coleta de dados. Em paralelo, foi sendo construído e aperfeiçoado o referido produto educacional, uma proposta metodológica que está disponível para a comunidade acadêmica por meio de web site, um aplicativo web que contempla diversas possibilidades, como recurso didático e pedagógico. Após estruturado o produto educacional, foi aplicado e avaliado pelos discentes por meio de questionário. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, de natureza aplicada e de campo, fazendo-se uso de uma abordagem mista para realizar a análise e interpretação dos dados. Com os resultados obtidos, constatamos a eficácia da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem, na motivação e na apreensão do conhecimento por meio das atividades interdisciplinares. Nesse sentido, reconhecemos que a pesquisa contribuiu positivamente no processo da aprendizagem. Contudo, surgem questionamentos relevantes para futuros estudos. Tais indagações envolvem a necessidade de as instituições de ensino explorarem essa metodologia com os discentes, incorporando o uso das ferramentas digitais em uma perspectiva interdisciplinar, visando à melhoria da aprendizagem de forma lúdica, interativa e digitalizada.
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