Utilização de blog aliado à perspectiva da sala de aula invertida: uma experiência pedagógica com a educação física no ensino médio integrado
Farias, George de Paiva
Resumo
A pesquisa decorreu da necessidade de apresentar uma proposta metodológica de ensino para a Educação Física no Ensino Médio Integrado que fosse capaz de superar modelos técnicos e performáticos responsáveis por práticas, muitas vezes, seletivas e, consequentemente, excludentes. Intencionou contribuir para a construção de práticas educativas significativas de Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica. Concentrando suas ações no modo como processos de aprendizagem podem ser orientados, idealizou-se uma prática educativa pautada em processos de cunho crítico e reflexivo, forjada em um ambiente comunicativo e colaborativo. Para isso, o potencial e a possibilidade de interlocução entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o método da Sala de aula Invertida (SAI) foram considerados. Para essa intenção, foi desenvolvido um Produto Educacional (PE), um blog (TECDEF) aliado à perspectiva da SAI como ferramenta pedagógica para os processos de ensino e aprendizagem de Educação Física no Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). A sua materialização ocorreu por meio de uma intervenção presencial junto a um grupo de discentes do 3o ano do Curso Técnico em Serviços Jurídicos (Integrado), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Avançado Cabedelo Centro. Este estudo abordou aspectos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, o avanço das TDIC no campo educacional, o método da SAI e a Educação física no ETIM. O trabalho assumiu as características da pesquisa aplicada e se fundamentou em uma abordagem mista, de cunho qualitativo e quantitativo. Quanto à tipologia, a pesquisa corresponde a um estudo de caso, no qual se adotou, como instrumento de coleta de dados, o questionário que combina perguntas abertas e fechadas. Como resultados, a pesquisa destacou a importância de diagnosticar o perfil dos estudantes quanto às interações digitais com os instrumentos tecnológicos da atualidade, pois se considera que, com base nessas informações, é possível (re)configurar um ambiente de aprendizagem com características mais adequadas para o grupo e proporcionar não apenas inovação, mas, também, um bom engajamento dos discentes. Reportou-se, ademais, que a proposta do PE apresentada por esta pesquisa promoveu situações que proporcionaram aos estudantes a construção significativa de conhecimentos acerca da atividade física e saúde, haja vista que o planejamento e a aplicação dessa intenção contribuíram para a construção de um ecossistema educacional que convida o estudante a experimentar e se tornar muito mais ativo e responsável pelo seu próprio aprendizado.
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