Percepção da população de João Pessoa sobre o marketing multinível

Gomes, Gabriela Regina Cezar

Resumo

O Marketing Multinível (MMN) ou marketing de rede, se baseia na venda direta de produtos ou serviços feita por distribuidores independentes, que trabalham e recebem comissões a partir das suas vendas e também dos vendedores de sua rede. Diante das instabilidades do mercado de trabalho convencional e das constantes mudanças nos modelos de emprego e renda na atualidade, o MMN destaca-se como uma modalidade de negócio viável para geração de renda por meio de vendas diretas. Com a ideia de possivelmente implementar este modelo de vendas diretas em uma empresa na cidade de João Pessoa, surgiu a dúvida sobre a aceitação e conhecimento desta estratégia de negócios pelos moradores da cidade. Portanto, inicialmente, este trabalho buscou identificar a percepção dos moradores de João Pessoa em relação ao Marketing Multinível como um modelo de negócios para geração de renda. A pesquisa, de caráter exploratório e com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 118 pessoas. A análise das respostas revelou que 38,1% (45 respondentes) desconhecem o conceito de Marketing Multinível ou tem pouco conhecimento a respeito e apenas 5,1% (6 respondentes) afirmam que estão familiarizados com o conceito. Os respondentes destacaram alguns benefícios no MMN, tais como: a flexibilidade de horários, incentivos, recompensas e a oportunidade de renda adicional. No entanto, algumas objeções, inclusive a já citada falta de compreensão do funcionamento deste modelo de negócio, assim como limitações de tempo e desinteresse nos produtos ou serviços a serem vendidos, apontam áreas críticas que requerem atenção na adoção desta prática de vendas. Pela análise das respostas, a rejeição dos respondentes da maioria dos participantes a se envolver com o MMN pode estar associada ao fato de que há confusão com a má reputação ou por estar provavelmente havendo confusão com as pirâmides financeiras. Sendo assim, este estudo sugere que as empresas que pretendem adotar o MMN devem focar em estratégias de comunicação, capacitação e educação claras para superar as objeções dos potenciais participantes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.