Comportamento do consumidor: um estudo sobre a expansão do e-commerce e o impacto no endividamento

Matos, Gabrielle Pereira

Resumo

O presente trabalho explora a interseção complexa entre o comportamento do consumidor, as dinâmicas do e-commerce, as compras compulsivas e os desafios relacionados ao endividamento. O objetivo principal é analisar como o ambiente virtual do comércio eletrônico influencia as decisões de compra dos consumidores, especialmente quando se trata de comportamentos compulsivos que podem levar a consequências financeiras negativas. O método de coleta de dados aplicado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica e o levantamento a partir de um questionário aplicado em meio online. Além disso, trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa. Os dados coletados foram provenientes de uma amostra não probabilística de 118 pessoas de 18 a 50 anos ou mais, que já realizaram compras online. Na análise, os dados obtidos dizem respeito ao comportamento do consumidor em lojas virtuais, bem como quais fatores os influenciam na decisão de compra, compras impulsivas e consequentemente o endividamento. Os resultados demonstram que a grande maioria dos entrevistados fazem compras online frequentemente, e que alguns dos principais motivos que os influenciam na decisão de compra são: Comodidade, frete grátis e preço. A forma de pagamento mais utilizada é o cartão de crédito, e a preferência por tal é a opção de pagar parcelado. Podemos evidenciar também que muitos indivíduos destacaram pagar suas contas com dificuldades, e que a maioria de suas dívidas são provenientes do cartão de crédito, o que consequentemente, pode levar ao endividamento. A conclusão destaca a necessidade de estratégias eficazes de educação financeira para mitigar os impactos negativos do comportamento compulsivo de compra e do endividamento.

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