A inclusão no instituto federal de educação da Paraíba – campus João pessoa: uma análise de políticas e práticas educativas inclusivas

Farias, Daniele de Souza

Resumo

A inclusão faz parte dos debates atuais que trazem discussões de políticas, ações para rompimento de exclusões históricas, discriminações e garantia do direito à educação para todos com respeito às diversidades na sociedade. Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as políticas e práticas educativas inclusivas voltadas aos estudantes com deficiência do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa. Como base de sustentação teórica, foram utilizados autores, como: Saviani (2007); Ciavatta (2014); Calissi (2014); Lourenço (2010); LDB, Lei 9.394/96; Regimento Geral do IFPB (2017); Lei no 13.146 (2015), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram feitas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo para levantamento de dados sobre o tema da pesquisa, percebendo o objeto de estudo em sua realidade. A classificação desta pesquisa quanto à natureza constituiu-se como uma pesquisa aplicada. Com relação ao tipo de pesquisa quanto aos objetivos, esta é exploratória e descritiva. Os sujeitos da pesquisa consistiram em amostras de 14 participantes, sendo sete docentes do IFPB – Campus João Pessoa, com experiências com educandos com deficiência, um profissional da Coordenação de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas – COAPNE – IFPB – João Pessoa e seis discentes com deficiência matriculados no Ensino Médio Integrado. Eles colocaram as suas ideias, as suas vivências, sendo três estudantes do curso de Controle Ambiental, um de Mecânica, um de Edificações e um de Instrumento Musical. A participação dos sujeitos da pesquisa foi muito importante para o fornecimento de informações de práticas educativas inclusivas no Instituto Federal de Educação da Paraíba que vieram a contribuir com a construção do produto educacional que considerasse a realidade, as necessidades dos estudantes com deficiência. Toda a pesquisa aconteceu com respeito aos procedimentos éticos. Para a construção e a análise de dados, foram realizados levantamentos de informações por meio de entrevista semiestruturada, roteiro de pesquisa. Para a interpretação e a análise dos dados, utilizou-se o emprego da abordagem qualitativa por meio da estratégia da análise de conteúdo de Bardin, visando alcançar os objetivos da pesquisa. Os resultados possibilitaram a construção de um produto educacional ebook voltado à disseminação das normativas orientadoras para práticas inclusivas na educação profissional, com destaque para direitos e responsabilidades de educandos com deficiência no Ensino Médio Integrado. O ebook foi aplicado em contexto real, em sala de aula do Ensino Médio Integrado do IFPB – Campus João Pessoa, de forma expositiva, com diálogos para a sensibilização dos discentes quanto à temática, mostrando a relevância da discussão sobre inclusão e da busca de uma educação de qualidade para todos. As políticas e práticas educativas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa, vêm contribuindo para a inclusão dos estudantes com deficiência que frequentam o Ensino Médio Integrado. Entretanto, percebe-se, a partir das fala dos sujeitos da pesquisa, a necessidade de ampliar as acessibilidades nos diversos espaços departamentais, como também a percepção e a prática, cada vez mais frequente, de ações educativas inclusivas que visem à permanência e à participação efetiva dos educandos com deficiência nos cursos integrados do Ensino Médio.

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