Ensino de língua espanhola: sequência didática para o curso Técnico em Eventos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)

Moura, Evandislau da Silva

Resumo

Reconhecemos que há inúmeras dificuldades no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira e, por isso, a busca de alternativas exequíveis e motivadoras é também essencial para tentar minimizar os obstáculos existentes nesse processo. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequência didática que busque, por meio dos conteúdos estudados no componente curricular de Língua Espanhola, ampliar a formação integral dos alunos do Curso Técnico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. Para tanto, foi relizada uma análise de documentos norteadores da política educacional do Proeja, visando conhecer as políticas públicas voltadas a esse público, e da organização didático-pedagógica do curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio, notadamente no que tange ao ensino de Espanhol. Em seguida, traçou-se um perfil dos alunos que integram o programa à luz do contexto dessa modalidade educacional, a fim de provermos suporte metodológico a ser aplicado nos processos pedagógicos do referido curso, a partir do diálogo estabelecido entre os saberes da educação propedêutica e profissional. Como forma de subsidiar a pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de autores, como Saviani (2007), Ramos (2014) e Moura (2012), quando tratamos da Educação Profissional, incluindo o Proeja, além dos estudos de Marcuschi (2005), sobre a teoria dos gêneros textuais, sobretudo os que fazem parte do universo do curso de Eventos, como convite formal, ficha de inscrição, discurso de cerimonialista; Zabala (1998) sobre sequência didática e Kaplún (2003) no que se refere a Produto Educacional. Em relação à metodologia empregada, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, haja vista a descrição de fatos avaliados precisamente por meio da observação de aulas de Língua Espanhola e dados coletados a partir de aplicação de questionário. Os resultados deste estudo apontam indicação de caminhos apropriados para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em língua espanhola, por meio de gêneros textuais que cerquem o universo do curso de Eventos dos estudantes da educação profissional de alunos do curso integrado em eventos (PROEJA), no âmbito do IFPB – campus João Pessoa, promovendo, pois, a construção da cidadania e a sua autonomia no contexto atual.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.