Inclusão escolar: a mediação do acompanhante terapêutico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA

Barbosa, Erika Aranha Fernandes

Resumo

A inclusão escolar atualmente é fomentada pela legislação em vigor, e constitui fator determinante das políticas públicas educacionais em todos os níveis. Quando falamos nas pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), não estamos falando só de inclusão, mas da compreensão do autismo como uma deficiência que marca os debates em torno das formas possíveis dessa população, serem contempladas no rol de ações e serviços para um atendimento integral. Objetivamos desenvolver como Produto Educacional, um protótipo de prontuário eletrônico e uma cartilha informativa e digital de mediação aos Acompanhantes Terapêuticos/Mediadores escolares para aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, do Ensino Técnico Integrado ao Médio do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, fundamentada na Educação Profissional e Tecnológica - EPT, no âmbito da educação inclusiva, nos espaços formais de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, inicialmente por levantamento de campo, quanto a sua tipologia foi uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa os Acompanhantes Terapêuticas / Mediadores escolares e gestores dos setores responsáveis por implementar os produtos educacionais do IFPB campus João Pessoa, selecionados por meio da técnica não probabilística por conveniência. Como inclusão os profissionais precisavam trabalhar, ou já terem acompanhado alunos com TEA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, um questionário sócio demográfico e um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima, frente à demanda do aluno autista. Já com aprovação do Comitê de Ética, a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. A análise dos dados foi executada através do programa SPSS com uso da estatística descritiva e a Análise de Conteúdo Bardin (2011) e escala Likert (1932). O resultado dessa pesquisa gerou uma maior compreensão do processo de apoio, registro e fluxo no atendimento aos alunos com TEA, favorecendo o ensino-aprendizagem e a inclusão entre os públicos-alvo dessa pesquisa. Consideramos que no viés da sondagem até a avaliação dos produtos educacionais, obtemos relevância significativa da proposta para a EPT.

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