Dominorgânico: um jogo didático para auxiliar na identificação de funções orgânicas oxigenadas
Gomes, Simão Dias
Resumo
A Química é uma matéria complexa e que pode possuir jogos voltados para sua temática com uma abordagem que produzam o interesse dos alunos e, consequentemente, trabalhando o conhecimento de forma adequada. Por isso, a inclusão de jogos lúdicos para o ensino de Química precisa ser introduzida como metodologia de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar se a inserção do jogo educativo, correlacionando o conteúdo abordado em sala de aula, torna a aprendizagem mais significativa, se a proposta gera maior interação dos alunos e melhor rendimento dos mesmos no aprendizado. A pesquisa foi de caráter quantitativo, com base na pesquisa de campo, em que foi desenvolvido um jogo de dominó sobre funções orgânicas oxigenadas da Química orgânica, no qual foi avaliado seu impacto na aprendizagem dos alunos do 3º ano de uma escola estadual. Tendo a metodologia utilizada distribuída nas etapas de planejamento, ação, observação e reflexão. Os resultados mostraram que houve um aumento na porcentagem de acertos do segundo questionário de 47,83% quando comparados ao primeiro. Enfim, o processo de aprendizagem aconteceu de forma agradável e proveitosa, em que a aplicação do jogo Dominó Químico se demonstrou eficiente e possibilitou a promoção da aprendizagem.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.