Estágio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino médio integrado em informática do IFCE

Silva, Alex de Oliveira

Resumo

A presente pesquisa, produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, tem como objetivo analisar o estágio supervisionado no currículo do Ensino Médio Integrado com base nas concepções de trabalho como princípio educativo e de prática profissional como princípio pedagógico na formação integral dos estudantes. Partindo dessa base, orienta-se uma proposta curricular de integração entre o pensar e o fazer no estágio supervisionado na Educação Profissional e Tecnológica. Para alcance do objetivo proposto, a metodologia caracteriza-se por uma pesquisa empírica dedicada ao estudo do estágio supervisionado no Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara. Com abordagem quali-quantitativa, recorre-se às etapas de pesquisa documental, visando a análise do referido componente curricular no Projeto Pedagógico do Curso, e de pesquisa de campo, com a finalidade de investigar as concepções dos professores e alunos sobre o objeto de estudo. O referencial teórico aponta que o Ensino Médio Integrado constitui-se como uma proposta pedagógica comprometida com a formação integral dos sujeitos. O trabalho enquanto princípio educativo na Educação Profissional contribui para a superação de uma formação pautada nos ditames econômicos e mercadológicos, que visa, prioritariamente, a manutenção da força de trabalho. A prática profissional como princípio pedagógico, mediante as contribuições da Didática Profissional, favorece a utilização de técnicas que possibilitam um conhecimento aprofundado do ambiente de trabalho no qual o estudante é inserido para realização da sua atividade. O estágio, por sua vez, configura-se como ato educativo que oportuniza o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, contribuindo para a contextualização curricular. A pesquisa documental registra que o estágio supervisionado está presente no Projeto Pedagógico do Curso de forma não-obrigatória, tendo como finalidade a troca de experiências e aprendizado com os profissionais que atuam no mundo do trabalho. Já os resultados da pesquisa de campo evidenciam que, para os professores, o estágio supervisionado caracteriza-se como uma atividade formativa essencial e momento de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, aproximando os estudantes do campo de atuação profissional. Para os estudantes, o estágio é uma atividade prática de aprendizagem realizada sob supervisão, que possibilita a aquisição de experiência para o “mercado” de trabalho. Visando incentivar a vivência do estágio supervisionado na instituição pesquisada, o produto educacional, denominado vitrine de estágio, é voltado para professores e estudantes e indica instituições/empresas que oferecem oportunidades para realização do estágio, acompanhado de uma cartilha contendo o passo a passo para realização dessa atividade curricular no âmbito do Instituto Federal do Ceará. Compreende-se que esse trabalho assume uma concepção de currículo integrado, sendo o estágio parte integrante dessa proposta, e aponta caminhos que se alinham com a visão de uma Educação Profissional e Tecnológica pautada na centralidade do ser humano e no seu enfrentamento da realidade imposta pelo capitalismo.

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