Proposta interdisciplinar para o ensino de química: avaliação da atividade antimicrobiana de nanopartículas de prata sintetizadas em laboratório de ensino de Ciências

Pereira, Ruan Queiroga

Resumo

Este trabalho aborda a importância da interdisciplinaridade na educação e de que maneira a Nanociência e Nanotecnologia (N&N) podem ser utilizadas para esse fim. É destacada a importância da interdisciplinaridade na resolução de problemas que exigem o conhecimento de diversas áreas e na formação de profissionais mais qualificados. O objetivo do presente trabalho foi propor uma Sequência Didática (SD) visando despertar no público alvo, estudantes do ensino médio, a interdisciplinaridade e a importância de conhecer a aplicabilidade de nanomateriais na sociedade. Neste sentido, foi proposta a síntese de nanoprata (AgNP) em salas de aula de ensino médio e posteriormente, a avaliação da atividade antimicrobiana das amostras sintetizadas. A metodologia do trabalho englobou duas etapas, a primeira experimental, na qual foi realizada a síntese, caracterização e observação da atividade antimicrobiana de nanopartículas de prata e a segunda, que incluiu uma revisão da literatura para a proposição de uma Sequência Didática. A SD proposta foi distribuída em cinco aulas que incluíram um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre nanotecnologia e meio ambiente, bem como uma exposição teórica sobre os temas abordados no questionário, com posterior instrução sobre segurança e uso dos equipamentos, sobre reagentes no laboratório, sobre a síntese da nanoprata e sobre avaliação da sua atividade bactericida. Por fim, foi proposta uma abordagem sobre a ação da nanoprata sobre as bactérias e formas de uso desse nanomaterial, seguida de uma discussão acerca da poluição causada pelos nanomateriais e seus impactos ambientais. Desta forma, a SD proposta pode ser uma ferramenta útil para auxiliar o ensino de nanotecnologia em salas de aula do ensino médio, uma vez que a sua abordagem interdisciplinar e contextualizada podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos alunos, como também para a compreensão da importância da integração de diferentes áreas do conhecimento para contextualizar e tratar de diversos temas e questões do mundo contemporâneo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.