“Kunhã-poranga/Ybý-poranga” - Tramas (de)coloniais sobre a mulher ameríndia no ensino de história: uma investigação no IFPE – Campus Caruaru
Moura, Andrezza Karla Neves de
Resumo
A dualidade visibilidade versus apagamento histórico-político, demográfico e sociocultural que os povos originários – em especial as mulheres ameríndias – são vítimas desde a invasão portuguesa ao território brasileiro, traz em seu bojo uma subalternização civil e inferiorização cidadã baseada nos indicadores de sexo/gênero e raça/etnia. Não é difícil recordar da narrativa de “grandes homens” – em sua maioria brancos – historicamente estabelecidos e de seus inúmeros títulos e feitos. Entretanto, de quantas mulheres ameríndias a história faz menção e em quais contextos ela pode ser considerada protagonista? Neste sentido, o ensino de história tem papel crucial no movimento de decolonização das narrativas de poder andrógenas, eurocentradas, caucasianas e na forma como a sociedade escolhe os protagonistas da própria memória. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar as tramas decoloniais que retratam a mulher ameríndia no ensino de história no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, por meio do mapeamento dos livros didáticos de Ciências Humanas e suas Tecnologias adotados, descrevendo os temas que envolvem mulheres ameríndias e os contextos dessas reflexões históricas, culminando na estruturação de um produto educacional de tipologia “sequência didática” para enriquecer o ensino deste componente curricular, buscando descrever as narrativas sob uma perspectiva decolonial. Este trabalho seguiu uma metodologia de classificação aplicada, abordagem qualitativa, tipologia exploratória e descritiva, tendo como universo o IFPE (Campus Caruaru), a partir de amostragem não probabilística e a amostra concentrada nos 06 (seis) livros adotados pela instituição para o componente curricular de história. Como resultado, foi possível perceber o apagamento de temas como feminismo afro-latino americanos e lideranças femininas indígenas dentro do currículo escolar do ensino médio integrado e a partir disso construir um modelo de sequência didática que trata sobre mulheres indígenas na história e suas contribuições no enriquecimento cultural do Brasil e de Pernambuco.
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