Duelo orgânico: uma proposta de jogo didático com abordagem de conceitos da química orgânica
Bezerra, Aline Vieira
Resumo
O uso de ferramentas lúdicas no ensino tem sido um grande aliado para aprendizagem, na química, motivando os alunos e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho traz uma proposta de jogo didático com abordagem de conceitos da química orgânica, que tem como objetivo melhorar a compreensão de conceitos relacionados às propriedades físicas de compostos orgânicos e suas características estruturais. O jogo didático, denominado Duelo Orgânico, foi confeccionado baseado no jogo Super Trunfo da Grow®, envolvendo 44 cartas com diferentes compostos orgânicos e abordando as funções orgânicas hidrocarbonetos saturados, insaturados e aromáticos, organoclorados, amidas, álcoois, ácidos carboxílicos e ésteres. A princípio, o jogo pode ser aplicado tanto em turmas do 3° ano do ensino médio e/ou em turmas de cursos superiores. Foi proposta uma sequência didática para a aplicação do jogo didático, de modo que, inserido naquela, ele funcione como instrumento de revisão dos conceitos químicos abordados anteriormente, facilitando a compreensão dos discentes.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.