Análise comparativa da avaliação de desempenho do técnico-administrativo em educação: sugestões de revisão
Araujo, Demóstenes Trindade de Souto
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal contribuir para melhoria no processo de avaliação de servidores técnico-administrativos em instituições públicas de ensino federal. Para a consecução desse objetivo, a estratégia metodológica foi a pesquisa documental e a análise comparativa entre quatro instituições de diferentes regiões, utilizando como instrumento de pesquisa categorias de análise de formulários de avaliação de desempenho empregados neste processo. A pesquisa foi iniciada com uma fundamentação teórica contemplando diversas formas de avaliar o desempenho de pessoas nas organizações e abordando ainda vieses que podem impactar no desenrolar exitoso do processo. Na sequência, as categorias de análise previstas no escopo da pesquisa, foram verificadas, para em seguida serem comparadas entre as diferentes instituições. Após isso, sugestões de aprimorar a avaliação de desempenho foram expostas, atendendo ao propósito desta pesquisa. Como resultado da pesquisa, verificou-se que as instituições aplicam a avaliação para cumprir a legislação, com foco importante no processo de avaliação do estágio probatório, sendo que a avaliação por competências é disseminada em todas as instituições alvo desta pesquisa. Importante ainda que uma das instituições, vai além e pratica a Avaliação Participativa por Objetivos (APPO). Por fim, fica patente a necessidade de atualizar documentos normativos sobre a avaliação de desempenho de algumas instituições e incorporar novas abordagens, em especial a APPO que pode contribuir para a melhoria contínua das instituições, além da necessidade do processo subsidiar formalmente o planejamento estratégico organizacional.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.