Empreendedorismo feminino e redes sociais: como mulheres empreendedoras e donas de casa utilizam as redes sociais como plataforma de vendas
Silvério, Virginia da Silva
Resumo
O empreendedorismo no país se tornou uma das grandes forças econômicas, dentre seus tipos, o empreendedorismo feminino tem ganhado destaque, mulheres têm aproveitado as oportunidades lucrativas e abrindo seu próprio negócio, na comunidade feminina um grupo que representa grande parte das brasileiras, são as donas de casa, mulheres que realizam trabalho doméstico sem remuneração. Essas têm se dedicado ao empreendedorismo, para aumentar suas rendas e terem flexibilidade para atender suas responsabilidades do lar e com a família, um dos meios que as mulheres têm empreendido é através da internet, em específico as redes sociais, os recursos das plataformas tem otimizado esse processo. O estudo tem como objetivo entender esse fenômeno, para isso a pesquisa tem a característica exploratória no seu objetivo, com abordagem qualitativa e a classificação aplicada, no instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista. Na análise de dados foi possível identificar alguns resultados na pesquisa, dentre eles está que as principais motivações que as mulheres donas de casa empreendem, é a chegada do filho e a necessidade do aumento da renda. Das redes sociais utilizadas como canal de vendas apenas o Whatsapp e Instagram são usadas. As facilidades que as plataformas trazem para suas vendas, estão o grande alcance, permitindo agregar mais clientes, e a comodidade em poder fazer isso de suas casas, já referindo-se às desvantagens está o baixo convencimento de compra por ser um ambiente virtual, o que presencialmente a experimentação e a comunicação face a face beneficia na decisão de compra dos clientes. Outro resultado relevante é a satisfação e autoestima gerada pelo empreendedorismo nas mulheres, foi citado como pontos de importância para suas vidas. Por fim, a pesquisa trouxe uma visão detalhada do empreendedorismo feito por donas de casa através das redes sociais, destacando os valores e virtudes que as mulheres têm inserido na sociedade, apresentando sua versatilidade em atender suas responsabilidades, seja como empreendedora e dona de casa, ou nos diversos papeis vividos por elas no corpo social.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.