Destravando o ENEM: uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como ambiente acolhedor para promoção e prevenção da ansiedade
Santos, Anselmo Almeida dos
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Os adolescentes que estão prestes a realizar o Enem sofrem mudanças, principalmente na saúde mental, pois acabam por ter muitos pensamentos negativos em relação a passar nas provas, devido a alta concorrência, além da pressão familiar e carga de estudos aplicadas pelas escolas, principalmente nos Institutos Federais, que adotam o o ensino técnico integrado ao ensino médio, que além da grade curricular do ensino médio, também há grade curricular do ensino técnico. Tendo o contexto da possibilidade do surgimento da ansiedade nos estudantes que se encontram em preparação para o Enem, esta pesquisa teve por objetivo apresentar como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pode contribuir como ambiente acolhedor de apoio psicológico, em especial a ansiedade, aos estudantes dos cursos integrados do Campus Monteiro que estão em preparação para o Enem. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, foi composta por duas etapas, sendo a primeira de caráter exploratório e a segunda de caráter aplicado: 1. Elaboração do Padlet junto a equipe multiprofissional do Campus Monteiro, destacando os principais temas a serem abordados no instrumento; 2. Elaboração, validação e avaliação de um Padlet como um ambiente acolhedor para promoção e prevenção da ansiedade dos discentes. Na fase de diagnóstico e elaboração, participaram 09 servidores de setores que tratam diretamente com o aluno do IFPB Campus Monteiro e a pesquisa revelou que há falta de material para promoção da ansiedade durante todo o ano. Na fase de validação e avaliação, participaram 23 discentes dos terceiros anos dos cursos integrados ao ensino médio, os quais avaliaram positivamente o uso do Padlet como um ambiente acolhedor apara promoção e prevenção da ansiedade. Espera-se que a utilização instrumento possa acolher o discente que está com alguma queixa de ansiedade.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.