Práticas educativas no contexto da educação em saúde: implicações na formação técnica
Ribeiro, Maria José Santos
Resumo
O objetivo deste estudo dessa pesquisa é analisar as práticas educativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica nos cursos técnicos de saúde da Escola de Saúde Pública da Paraíba. Para aplicar um produto educacional, manual pedagógico, que explore o contexto pedagógico no qual a escola está inserida. Isso se faz necessário devido a especificidade da formação técnica em saúde, quando o público são os profissionais de saúde já inseridos no contexto dos serviços do SUS, evidenciando um processo constante de construção, reconstrução e reflexão sobre a formação docente e estratégias para superar os desafios enfrentados no contexto da educação em saúde. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi conduzida a partir da perspectiva materialista-histórica da realidade humana e social, utilizando os questionários como instrumento para a coleta dos dados a serem analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O percurso teórico começa com uma contextualização histórica da educação profissional em saúde no Brasil e as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), acompanhando a trajetória do contexto da criação da Escola de Saúde Pública do estado da Paraíba e a política de formação técnica em saúde, onde se discute educação profissional como parte significativa de um projeto nacional baseado em um conceito democrático de nação e de formação dos trabalhadores do SUS. O estudo teórico e a pesquisa de campo subsidiaram o desenvolvimento de Manual Pedagógico, que busca aproximar e problematizar as questões pedagógicas do contexto educativo da ESP/PB. Os resultados da pesquisa apontam para os desafios inerentes à proposta, que não se esgotam com a implementação do produto educacional, dada a complexidade e amplitude dos estudos e disputas em torno da formação técnica na área da saúde. Portanto, o estudo das práticas educativas desenvolvidos aqui nessa pesquisa, se propõe a contribuir por meio do produto educacional, no aprofundamento das discussões sobre as implicações pedagógicas na formação técnica.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.