Emancipar e protagonizar: a implantação do componente curricular “protagonismo juvenil: da heteronomia à autonomia” nas escolas cidadãs integrais técnicas da rede estadual da Paraíba – PB

Barreto, Renato Cristiano Lima

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os resultados da implantação do componente curricular "Protagonismo Juvenil: Da heteronomia à autonomia", com ênfase na concepção docente, no desenvolvimento do protagonismo dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. A discussão proposta remete à contextualização do surgimento do modelo de educação integral no Brasil, com ênfase no estado da Paraíba, bem como aos marcos legais e históricos que balizaram a evolução das escolas integrais na rede pública estadual. Adicionalmente, a pesquisa explora os antecedentes históricos da concepção de Protagonismo Juvenil no Brasil e sua aplicação enquanto modalidade de ação educativa no modelo pedagógico das EECIs e EECITs da Paraíba. A fundamentação teórica e a análise dos resultados foram alicerçadas em pesquisa bibliográfica sobre produções acadêmicas que discutem os marcos legais e históricos do modelo de escola integral no Brasil. Complementarmente, utilizou-se a análise de relatórios internos da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. A pesquisa também incluiu a aplicação de questionário eletrônico, abrangendo aproximadamente 25% das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, no período de setembro e outubro de 2023. Os resultados indicaram que a implementação do componente curricular “Protagonismo Juvenil” na 1ª série das EECITs, em 2022, foi bem-sucedida em relação aos objetivos pelos quais a disciplina foi concebida. A pesquisa validou as hipóteses levantadas, revelando que a introdução desse componente favoreceu uma maior ocupação dos espaços de protagonismo por parte dos estudantes do 1º ano do ensino médio, transformando as relações escolares de dependência em autonomia. Essa mudança contribuiu significativamente para a emancipação dos alunos no contexto das EECITs. Ademais, o desenvolvimento desta pesquisa resultou na criação de um produto educacional, na forma de um E-book digital, destinado aos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, particularmente nas EECITs da Paraíba. Esse recurso proporciona referências valiosas para que os professores abordem com propriedade a temática do protagonismo juvenil no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.