A tabela periódica da química verde e sustentável (TPQVS) em libras: um material didático potencialmente inclusivo

Martins, Jaelson Marques

Resumo

A presente pesquisa objetivou a criação da Tabela Periódica da Química Verde e Sustentável (TPQVS) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um material didático potencialmente inclusivo, com o intuito de promover o Ensino da Química Verde (EQV) de forma acessível à comunidade surda. Dado o caráter emergente da Química Verde e a escassez de recursos educacionais relacionados a essa área, observa-se uma lacuna significativa no que tange ao uso da TPQVS em contextos de ensino inclusivo, especialmente para estudantes/professores surdos. O estudo foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, conduziu-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de identificar a existência de versões da TPQVS em qualquer língua de sinais. A segunda etapa consistiu na tradução da TPQVS do português para a Libras. A etapa final envolveu a criação da versão digital da TPQVS em Libras, seguida da discussão sobre as oportunidades educacionais associadas ao seu uso, com base nos três níveis de alfabetização científica propostos por Andrade e Zuin (2023). A análise bibliográfica indicou que não existem outras versões da TPQVS em Libras, destacando esta iniciativa como pioneira na inclusão da comunidade surda no EQV. Ademais, foram identificadas oportunidades para integrar essa tabela periódica alternativa a metodologias de ensino inovadoras, como jogos educativos, estudos de caso e atividades experimentais, favorecendo a aprendizagem ativa e interdisciplinar. Conclui-se que este trabalho preenche uma lacuna educacional no Brasil, contribuindo para a promoção de um EQV mais inclusivo.

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