Análise das principais manifestações patológicas do pavimento rodoviário de concreto de cimento Portland na rodovia BR 101- do Km 41, no município de Mamanguape, até a divisa com o Rio Grande do Norte

Teixeira, Juliana Lyra

Resumo

O modal rodoviário é utilizado em alta escala no País, tanto para o deslocamento de pessoas como de produtos. Dentro desse contexto, a rodovia BR-101 possui um papel estratégico para a integração regional e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do País. No entanto, em alguns trechos, esta rodovia tem apresentado defeitos que vem comprometendo a qualidade dos serviços ofertados e os riscos de sinistros e danos aos usuários são evidentes. Desta forma, foi realizado um levantamento fotográfico das principais patologias existentes no trecho em estudo, visando a catalogação e identificação das suas possíveis causas. Dos vinte tipos de patologias identificadas nas normas do DNIT para os pavimentos rígidos, foram constatadas a presença de dezessete tipos de defeitos em que, as fissuras transversais, seguida por problemas relacionados ao desnível pavimento-acostamento e os desgastes superficiais apresentaram maiores incidências. Tendo como possíveis causas, a falta de controle de eixo padrão dos veículos pesados, problemas relativos à drenagem, ausência ou longo períodos sem manutenções preventivas. Para tanto, a utilização de algumas inovações tecnológicas pode auxiliar ou mesmo sanar alguns problemas apresentados. Destaca-se a utilização de materiais com elastômeros como o asfalto borracha, uso de fotocatalisadores e de PCCA.

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