Análise de metodologias ativas sobre hidrocarbonetos no ensino médio: uma revisão bibliográfica integrativa
Pedrosa, Marley Oliveira
Resumo
O ensino de Química por muitas vezes é tido como uma área abstrata e descontextualizada da vida real, fazendo com que a Química enquanto disciplina, seja vista com “maus olhos”. A pesquisa teve como tema: “Análise de metodologias ativas sobre hidrocarbonetos no ensino médio: Uma revisão bibliográfica integrativa” tendo como objetivo principal fazer uma análise de como as metodologias ativas estão sendo aplicadas dentro da temática: hidrocarbonetos no ensino médio. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica integrativa, que possui caráter qualitativo, abrindo espaço para interpretações subjetivas do material lido. Foi feito um recorte temporal de 10 anos (2014-2024), foram selecionados 10 trabalhos para análise. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico, Scielo, Web of Science, Plataforma de periódicos CAPES etc. Foram utilizados Operadores Booleanos AND, OR e NOT que em tradução significa E, OU e NÃO, respectivamente. Considerando a variedade de metodologias que podem ser aplicadas nas aulas de Química, fica claro o quanto é essencial diversificar as práticas e os métodos de ensino, os alunos ao serem incentivados por metodologias ativas, demonstram maior capacidade de compreender os hidrocarbonetos de maneira contextualizada, crítica e funcional. Após a análise dos 10 trabalhos selecionados, foi levantado o pressuposto de que os diferentes métodos e práticas de ensino têm apresentado resultados positivos na compreensão e no aprendizado dos estudantes. Os achados evidenciam um aumento na participação, compreensão e autonomia dos alunos, respondendo à questão problema do estudo.
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