Indicadores de vulnerabilidade psicológica e de satisfação com a vida em estudantes de medicina veterinária

Silva, Joseane Evangelista da

Resumo

A vida acadêmica é um momento de transição que envolve alto estresse e risco de transtornos mentais. Experiências acadêmicas, mudanças e ambientes podem deixar os estudantes vulneráveis. Nesse contexto, a atenção à saúde mental é essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional, promovendo bem-estar e qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi analisar os indicadores de vulnerabilidade psicológica (estresse, ansiedade, depressão e burnout) e a satisfação com a vida de estudantes de Medicina Veterinária do IFPB, campus Sousa. Foi aplicado um questionário a 100 estudantes. Os instrumentos utilizados foram o formulário sociodemográfico, a Escala de Burnout de Maslach, a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão (versão reduzida) e a Escala de Satisfação com a Vida. Também foram coletadas características sociodemográficas, além de analisar as relações entre burnout, estresse, ansiedade, depressão e satisfação com a vida. Os dados foram analisados com o Software Estatístico para as Ciências Sociais (SPSS; versão 25). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis intermediários de burnout acadêmico (M = 3,47; DP = 1,11), estresse (M = 1,64; DP = 0,77), ansiedade (M = 1,18; DP = 0,91), depressão (M = 1,31; DP = 0,99) e satisfação com a vida (M = 3,97; DP = 1,27). O burnout correlacionou-se positivamente com ansiedade (r = 0,48), depressão (r = 0,62) e estresse (r = 0,48), e negativamente com a satisfação com a vida (r = -0,51). Concluiu-se que, apesar da rotina intensa, os estudantes estão satisfeitos com sua escolha de curso.

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