Estresse ocupacional em professores do ensino básico: uma revisão bibliográfica
Cordeiro, Alíkis Alerrando Victor Ferreira
Santos, Irla Thaís Guedes dos
Resumo
O estresse ocupacional entre os professores do ensino básico é uma problemática importante e frequente no cenário atual, dado o impacto dos desafios do ambiente de trabalho, que contribuem para uma carga emocional e física capaz de prejudicar o bem-estar e desempenho profissional. Este estudo teve como objetivo caracterizar os casos de estresse ocupacional nos professores que trabalham na educação básica no cenário brasileiro, empregando uma abordagem bibliográfica narrativa. As fontes de dados compreendem periódicos, artigos científicos, websites especializados, revistas acadêmicas, livros e outras publicações pertinentes ao tema, acessadas por meio de bases de dados eletrônicas como SciELO, LILACS e portal da CAPES, bem como bibliotecas digitais e repositórios institucionais. Foram consideradas publicações que especificamente abordaram os fatores estressores no contexto do trabalho dos professores, publicadas entre 2020 e 2024. A análise dos resultados incluiu cinco estudos que investigaram o estresse entre docentes do ensino básico, verificar quais são os principais fatores estressores presentes na jornada laboral dos docentes, discorrer sobre os fatores individuais, organizacionais e socioeconômicos associados ao estresse ocupacional entre os professores, com base em estudos recentes e identificar as alterações de saúde e sofrimentos apresentados pelos professores em decorrência do estresse ocupacional.. Conclui-se, portanto, que o estresse ocupacional representa uma questão complexa e significativa, com impactos negativos na saúde e no bem-estar dos professores.
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