Concepções dos alunos do curso Técnico em Agropecuária do IFPB – Campus Sousa Sobre radioatividade
Nicioli, Carlos Eduardo
Resumo
No componente curricular de Química existem temas de relações não só com a Ciência, mas também diretamente interligados com o modo de vida da sociedade. Um desses exemplos é a temática da radioatividade. Existe um estigma de que a radioatividade é algo ameaçador. Isso se dá por conta dos acontecimentos catastróficos ocorridos no século passado, que trouxeram consequências desastrosas para civilizações de outras nações e vítimas que habitavam próximo ou distante dos epicentros dos desastres. A radioatividade associada à tecnologia atômica foi utilizada nos equipamentos bélicos de Hiroshima e Nagasaki, bem como também nos armamentos de testes nucleares ocorridos no período da guerra fria. Sabe-se então que a radioatividade depende do modo de como ela é manipulada: se for utilizada para fins maléficos, o poder atômico pode ser devastador; mas, por outro lado, se for usado beneficamente a mesma pode ser promissora para a sociedade em muitas funções. Esse trabalho objetivou analisar qualitativamente o conhecimento dos estudantes em sala de aula em relação ao tema da radioatividade. Essa metodologia foi aplicada na turma do 2° ano do ensino médio do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa, que conta com cerca de 27 alunos regularmente matriculados. Os resultados obtidos inicialmente constataram um grande déficit dos estudantes sobre conhecimentos básicos sobre essa temática, consequentemente apresentando assim concepções totalmente equivocadas a respeito da mesma .
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