A reforma do ensino médio no contexto do ensino médio integrado: repercussões nas ciências humanas do Instituto Federal da Paraíba
Lima, Daylson Soares de
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as repercussões da Reforma do Ensino Médio nas Ciências Humanas, no contexto do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal da Paraíba. A abordagem metodológica adotada foi Qualitativa em Educação, com pesquisa de campo e documental. Os instrumentos utilizados foram análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e aplicação de questionário misto a 22 docentes da área de Ciências Humanas. A análise dos dados foi feita por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2020), com base em categorias como neotecnicismo (Saviani, 2008), reformadores empresariais (Ravitch, 2011), controle de tempo/conteúdo (Freitas, 2014), conteúdo generalista (Peixoto, 2013) e movimento de oposição à implementação da reforma na Rede de EPT (Lima; Barros, 2024). Os resultados apontam que, embora alguns campi tenham mantido ou ampliado a carga horária das Ciências Humanas, há uma tendência de enfraquecimento dessas disciplinas, com diminuição da presença contínua de Filosofia e Sociologia e com a adoção de materiais genéricos do PNLD-NEM. Pelos dizeres dos docentes participantes da pesquisa, identificam-se movimentos de resistência à reforma, com destaque a sua limitação frente à formação crítica dos estudantes e sua orientação mercadológica. Como produto educacional, foi elaborada uma História em Quadrinhos “Ensino Médio Integrado em Meio às Reformas Neoliberais”, com objetivo tornar mais acessível o debate sobre as repercussões dessa reforma por meio da linguagem da narrativa quadrinizada, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, promovendo uma discussão crítica sobre o futuro do Ensino Médio Integrado e a importância de um ensino que valorize a formação humana integral e emancipadora dos estudantes.
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