Conjunto de heurísticas para avaliação de usabilidade/experiência do usuário em ambientes virtuais de aprendizagem
Silva, Dynnah Hanna Max Pereira Generino da
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um conjunto de heurísticas específicas para a avaliação da usabilidade e da experiência do usuário (UX) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), com o propósito de contribuir para o aprimoramento da eficácia, acessibilidade e qualidade das plataformas educacionais digitais. O estudo parte da constatação de que o crescimento exponencial da Educação a Distância (EAD) exige o aperfeiçoamento contínuo da interação dos usuários com os AVAs, especialmente diante do fato de que muitas heurísticas disponíveis na literatura carecem de validação empírica, o que compromete sua confiabilidade e aplicabilidade prática. Para superar essa limitação, a pesquisa fundamentou-se em uma base teórica sólida, composta por uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), levantamento de boas práticas em design de interação e diretrizes consolidadas de usabilidade. A metodologia adotada foi estruturada em oito estágios, conforme modelo adaptado de Quiñones et al. (2018), que envolveu o mapeamento do estado da arte, a coleta empírica de dados sobre dificuldades de uso em AVAs, a categorização e correlação de evidências com objetivos de usabilidade e UX, a seleção, especificação, validação e refinamento de um conjunto de 16 heurísticas direcionadas a tecnologias educacionais. Os resultados do experimento empírico indicaram que o novo conjunto heurístico apresentou desempenho superior às heurísticas genéricas de Nielsen na identificação de problemas específicos de usabilidade em AVAs. A validação foi realizada por meio de avaliações comparativas com especialistas e usuários reais, utilizando plataformas amplamente utilizadas como Google Classroom e Udemy. As novas heurísticas permitiram identificar um número significativamente maior de violações relevantes de usabilidade, por exemplo, problemas de acessibilidade, falta de feedback contextualizado, inconsistências na navegação e dificuldades de progressão em tarefas educacionais, demonstrando maior sensibilidade às características pedagógicas e às necessidades dos usuários no contexto da aprendizagem digital. Além disso, os avaliadores relataram maior clareza, aplicabilidade e relevância prática das heurísticas específicas em comparação com os conjuntos tradicionais. Como produto final, a pesquisa entregou um artefato composto por descrições formais, exemplos de conformidade e violação, listas de verificação e mapeamentos entre atributos de UX e elementos funcionais dos AVAs, oferecendo um conjunto de heurísticas validado, adaptável e alinhado às demandas de sistemas educacionais online. Dessa forma, o estudo não apenas preenche uma lacuna metodológica presente na literatura, mas também fornece uma contribuição prática e científica relevante para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mais eficazes, inclusivos e centrados no usuário.
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