Endividamentos : um reflexo da baixa educação financeira?
Oliveira, Maitê Laury Galdino
Resumo
O presente trabalho aborda a relação entre a baixa literacia financeira e o crescente endividamento das famílias brasileiras, um cenário agravado pela desinformação e por um ambiente macroeconômico complexo. A ausência de conhecimentos básicos sobre finanças contribui para decisões impulsivas e pouco estratégicas no acesso ao crédito, especialmente na modalidade de empréstimo consignado, que, apesar da aparente segurança e juros menores, pode levar a um ciclo de endividamento crônico quando suas consequências de longo prazo não são compreendidas. O objetivo geral foi analisar a relação entre a alfabetização financeira e o endividamento por empréstimos consignados. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo quantitativa e descritiva na cidade de João Pessoa/PB, com 32 indivíduos, utilizando um questionário estruturado via Google Forms para coletar dados sobre perfil socioeconômico, comportamento, atitude e conhecimento financeiro. Os principais resultados revelaram um perfil de endividamento concentrado no uso do cartão de crédito, muitas vezes para suprir necessidades básicas como alimentação, e o recurso a compromissos de longo prazo, como financiamentos e empréstimos pessoais. Conclui-se que o endividamento, mesmo entre uma amostra com elevado grau de escolaridade, está diretamente ligado a comportamentos e à falta de planejamento, reforçando que a baixa educação financeira é um fator determinante para a tomada de decisões financeiras prejudiciais, que comprometem a qualidade de vida e a sustentabilidade econômica dos indivíduos.
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