Estudo de uma caixa de redução por corrente para um veículo tipo Baja SAE

Carvalho Neto, Loester Pereira de

Resumo

O projeto Baja SAE desafia alunos de graduação em engenharia a projetar, dimensionar, fabricar e validar veículos tipo baja para competições regionais, nacionais e internacionais. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do projeto da redução de velocidade por corrente para um veículo Baja SAE, com o objetivo de garantir uma transmissão de torque eficiente e confiável entre o motor e as rodas. A redução foi projetada considerando critérios de resistência mecânica, facilidade de fabricação e manutenção, além da compatibilidade com os padrões da competição. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica e modelagem 3D dos componentes no software SolidWorks, incluindo eixos, chavetas, engrenagens, corrente de transmissão (modelo similar à utilizada na Honda CG 125cc), rolamentos e mancais. Cada elemento foi dimensionado com base em parâmetros técnicos, como esforços aplicados, vida útil e lubrificação adequada, seguindo normas e referências clássicas da engenharia mecânica. Os resultados obtidos demonstram que a solução projetada atende aos requisitos funcionais e estruturais do sistema de transmissão, contribuindo para o bom desempenho do veículo em condições severas de uso. O trabalho também reforça a importância da integração entre teoria e prática no desenvolvimento de componentes mecânicos aplicados à engenharia automotiva.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.