QUALIDADE DE VIDA : AS IMPRESSÕES DOS COLABORADORES DO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Abuquerque Filho, Normando Peixoto de
Resumo
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) já foi objeto de estudo de vários pesquisadores, fazendo surgir diversos modelos para avaliação da QVT. Ela continua sendo um tema bastante discutido, devido à importância do trabalho para a vida do ser humano e à influência das atividades laborais na qualidade de vida do trabalhador. No serviço público não é diferente, e por essa razão o presente estudo visa avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho, com base no Modelo de Walton (1973), no cotidiano do setor de Serviços Sociais de uma Instituição Pública no município de Goiana. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com finalidade aplicada, do tipo descritiva, que quanto aos procedimentos técnicos caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e de campo. O universo e amostra da pesquisa é de 27 servidores ocupantes de cargos de chefia, recepcionista, serviços gerais, motorista e auxiliar administrativo. Os resultados obtidos demonstraram que existem indicadores de satisfação relacionados à integração social, ao espaço do trabalho na vida e ao uso das capacidades no trabalho; por outro lado, fatores relacionados às condições de trabalho, à relevância social do trabalho, à compensação justa e adequada, à oportunidade de crescimento e segurança e ao constitucionalismo precisam ser mais valorizados. Entretanto, de um modo geral, concluiu-se que os fatores de QVT estudados influenciam positivamente nos comportamentos, opiniões e impressões dos pesquisados.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.