Algolab: facilitando a aprendizagem de algoritmos e lógica de forma interativa

Dantas, André Lucas Tavares

Resumo

Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo educativo, controlado apenas pelo mouse, cujo objetivo é ensinar conceitos fundamentais de algoritmos e lógica de programação por meio de mecânicas visuais e desafios progressivos. A jogabilidade combina objetos abstratos (contêineres, transportadores, operadores, roteadores e ativadores) para que o usuário construa soluções práticas e receba feedback em tempo real, o que favorece a fixação conceitual e o raciocínio lógico. O desenvolvimento segue uma metodologia ágil e foi implementado na engine Godot, escolhida pela flexibilidade e bom suporte a jogos 2D. O design minimalista e a progressão gradual de dificuldade tornam a ferramenta acessível tanto a iniciantes quanto a usuários com maior experiência, sendo aplicável como recurso de ensino em escolas, cursos técnicos e superior, além de uso para autoaprendizado. O projeto busca integrar aprendizagem e entretenimento, oferecendo uma experiência educativa prática, escalável e passível de expansão para novas plataformas e métricas de avaliação.

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