O PERFIL DE ESCRITORES INDEPENDENTES NO BRASIL
Melo, Rebeca Soares de
Resumo
Visando a identificação do perfil de escritores independentes no Brasil através de aspectos demográficos, sociais, financeiros e motivacionais, o presente estudo foi embasado na temática do empreendedorismo, sua relação com a cultura e nas características do empreendedor, além dos aspectos atuais do mercado editorial brasileiro, seus desafios e tendências. A amostra da pesquisa configurou em cinquenta escritores independentes, tendo sido selecionada de modo não probabilística autogerada. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com dezessete perguntas mistas, aplicadas através do software Survio, via internet.Este estudo revelou que a maioria dos escritores independentes são homens e mulheres entre os 18 e 29 anos de idade, com Ensino Superior e residentes no Sudeste do Brasil, que estão no mercado há até dois anos. Apenas 20% dos respondentes trabalham exclusivamente como escritores e a maioria nunca recebeu patrocínio.A pesquisa também comprovou que para autopublicar um livro não é necessário um grande investimento. Na maioria das vezes, gasta-se menos de R$500 reais para publicar um livro digital; já para a publicação de exemplares impressos o custo médio é entre dois mil e cinco mil reais. A plataforma mais utilizada para publicação é a Amazon e o meio de divulgação preferido de autores independentes é o Facebook. Em relação aos aspectos motivacionais, este estudo revelou que os principais motivos que levam escritores a apostarem na publicação independente são: falta de interesse no método padrão de publicação, desejo de contar uma história, aspiração pela independência, descontentamento com as propostas de publicação recebidas e a falta de oportunidades no mercado editorial. Assim, concluiu-se que escritores independentes no Brasil possuem um perfil empreendedor, uma vez que demonstram características empreendedoras: assumir riscos financeiros, seguir uma visão própria, trabalhar em seu projeto, enfrentar menos burocracia, adquirir conhecimento através das experiências, atrair fornecedores e clientes, transformar ideia em realidade e não existir limites para o crescimento.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.