Análise da drenagem para transposição de talvegues com implantação de bueiros na rodovia vicinal PB-033, no trecho Praia de Campina, entroncamento PB-035 e Rio Tinto
Cabral, Luciano Lima
Resumo
As rodovias vicinais desempenham um papel essencial na mobilidade e no desenvolvimento socioeconômico regional, conectando comunidades rurais a centros urbanos, permitindo o escoamento da produção agrícola e facilitando o acesso a serviços essenciais. A garantia dessas funções, no tempo, depende da qualidade dos projetos das rodovias, com destaque para o projeto de drenagem. A ausência de um sistema de drenagem eficiente pode comprometer a infraestrutura viária, tornando a transposição de talvegues um desafio crítico para a conservação dessas vias. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficiência da drenagem para transposição de talvegues na rodovia vicinal PB-033, no trecho compreendido entre Praia de Campina, Entroncamento PB-035 e Rio Tinto, verificando-se a capacidade hidráulica dos bueiros implantados e sua conformidade com as normas técnicas vigentes do DNIT. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise de projetos fornecidos pelo DER/PB, seguidas da coleta de dados em campo. Utilizou-se o método racional para o dimensionamento das vazões de projeto, além de visitas técnicas na área de estudo. Os softwares AutoCAD, Google Earth Pro e ArcGIS foram empregados para a delimitação das microbacias e análise hidrológica do trecho estudado. O levantamento topográfico foi realizado por meio do equipamento GNSS/RTK T300, possibilitando uma avaliação detalhada da região. O dimensionamento hidráulico dos Bueiros Simples Tubular de Concreto (BSTC) com base no estudo hidrológico realizado, indicou que os bueiros existentes possuem capacidade insuficiente para as vazões estimadas de 11,44 m³/s na microbacia 1 e 12,28 m³/s na microbacia 4, demonstrando que as estruturas estão sujeitas a sobrecarga o que pode comprometer a eficiência da drenagem. A partir destes resultados, foi realizada uma análise e recomendada a readequação do sistema de drenagem a implantação de um Bueiro Triplo Tubular de Concreto - BTTC, a implementação de um plano de manutenção para a rodovia e um monitoramento contínuo do sistema de drenagem, para garantir maior eficiência e durabilidade a longo prazo. O estudo destaca a importância do correto dimensionamento dos dispositivos hidráulicos em rodovias vicinais, bem como a necessidade de um planejamento eficiente, seguro, durável na drenagem rodoviária.
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